Vagas: 35
Ementa:
5. Ementa:
Definição de queijo; classificação de acordo com a legislação federal; qualidade da matéria prima; etapas comuns/ básicas; fluxograma de fabricação, e tecnologia de fabricação x características/requisitos sensoriais de queijos.
RESUMO:
No "Mundo dos Queijos" existem diferentes tipos de queijos, com diferentes sabores e texturas, capazes de criar no consumidor uma memória sensorial da preferência. Como todo e qualquer processo tecnológico de fabricação de alimentos, a fabricação de queijo possui etapas básicas, porem diferente e/ou singulares, responsáveis pela formação das características de cada tipo de queijo. O entendimento das propriedades envolvidas nas etapas da tecnologia do processamento de um queijo é fator crucial para a obtenção da "arte e ciência da fabricação de queijos". E a harmonização da arte e da ciência define os atributos e/ou características sensoriais de um queijo.
Técnico Laticinista, Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia do Leite. Atuou na indústria de laticínios e alimentos, e como consultor técnico em: Higienização de indústria de alimentos, microbiologia de alimentos e projetos de construção e aprovação de granjas leiteira e usina de beneficiamento de leite. Foi docente dos cursos de graduação: Engenharia de Alimentos, Gestão de Gastronomia e Alimentos, Tecnólogo em Gestão Agroindustrial e Química Industrial. Atualmente é professora /pesquisadora do curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Murici, e coordenadora de projetos de extensão e projetos de pesquisa.