make your own site

O quê é o PET ?

Criado em 1979, instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias n° 3.385/2005, n° 1.632/2006, n° 1.046/2007, n° 591/2009, n° 975/2010 e n° 976/2010, o Programa de Educação Tutorial (PET) nasceu para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. 

Ensino

Corresponde as atividades voltadas ao aprendizado dos alunos da comunidade academica assim como da comunidade local, como as horas destinadas às aulas em sala, laboratórios, atividades de monitoria, entre outras. 

Pesquisa

São ações desenvolvidas com o objetivo de fomentar as atividades de pesquisa dentro do grupo. Geralmente acontecem através da Iniciação científica, atravésda monografia , no trabalho de conclusão de curso (TCC), assim como em pesquisas individuais ou em grupo

Extensão

O objetivo da extensão é criar uma relação entre a comunidade e a universidade. Para isso, são desenvolvidas ações que possibilitem uma troca de conhecimentos. Dessa forma, a instituição leva à comunidade os saberes desenvolvidos em seus espaços e presta auxílio à população

Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.
Administrado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), o Programa de Educação Tutorial conta com cerca de 700 grupos em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. Cada grupo possui 12 alunos bolsistas, além de alunos não bolsistas, totalizando mais de 10.000 integrantes.

                                                          O Programa de Educação Tutorial tem os seguintes objetivos específicos:
1

Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

2

 Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

3

 Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

4

Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

5

 Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

O PET Engenharias na UFAL - Campus Sertão

No ano de 2010, mesmo período onde a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) trazia um campus para o sertão alagoano, na cidade de Delmiro Gouveia, surgia a ideia e a motivação de se institucionalizar um grupo PET nesse mesmo campus. Movida pela visão de que um grupo dessa natureza traria grandes oportunidades para os alunos e para o campus, a professora Bruna Rosa de Barros conseguiu autorização do MEC para implementar o programa e, com isso, no dia 10 de dezembro nascia o PET-Ações das Engenharias ou simplesmente PET Engenharias. Como entidade institucionalizada os grupos PETs têm como pilar de suas atividades a tríade universitária e com PET Engenharias não seria diferente. Todas as atividades planejadas e desenvolvidas são pensadas para que compreendam esse alicerce fundamental na universidade. A partir disso, o principal objetivo do programa é trazer oportunidade de crescimento interpessoal e profissional dos alunos participantes, além de trazer melhorias educacionais dentro da universidade no qual está inserido, contribuindo também para os discentes externos ao grupo, e auxiliar no desenvolvimento social da região que circunda o campus.

Naturalmente o grupo precisará sempre estar renovando os membros participantes, uma vez que estes se formam e precisam seguir seu caminho fora da universidade. Devido a isso processos seletivos são realizados e o perfil petiano é observado. Acima de qualquer característica, a proatividade é o que impulsiona o grupo e acaba por tornar-se o principal aspecto que um petiano deve ter. Além disto saber trabalhar em grupo, respeitar opiniões divergentes e saber conciliar as atividades do programa com as responsabilidades de um discente são aspectos que traçam um perfil petiano. Dentro do grupo, durante a convivência com pessoas diferentes, gostos diferentes e pensamentos diferentes, um novo perfil particular de cada membro é traçado, porém a construção da autoconfiança, da perseverança e perspicácia é notável em todos os discentes que já passaram pelo programa.

Endereço

Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849
Cidade Universitária
CEP:57480-000
Delmiro Gouveia - AL  

Contato

E-mail:
pet.engenharias@gmail.com
Telefone de contato:
(82) 3214-9035

Links

Sobre                     
Fotos